PS quer ouvir Bastonária dos Contabilistas devido às linhas de crédito
João Paulo Correia, vice-presidente do grupo parlamentar do PS apresentou um requerimento que será votado hoje, dia 16, com o objectivo de chamar a bastonária à Comissão de Orçamento e Finanças.
Há necessidade em saber se os bancos estão a transmitir as linhas de crédito da forma mais correta sem comportamentos abusivos, se as linhas de apoio estão a chegar a todas as empresas e questionar se as queixas que têm recebido correspondem a verdade, revelou o vice-presidente à agência Lusa.
João Paulo Correia sublinhou também que “os contabilistas são as pessoas melhor colocadas para transmitir aquilo que é a relação entre as empresas e a banca e sabemos que a OCC enviou uma carta a todos os seus filiados, alertando para o facto de os bancos estarem a exigir documentação que a Ordem considera que não é uma exigência legal à luz dos critérios das regras destas linhas de crédito”.
Para além disto serão votadas audições ao governador do Banco de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCO, Santander Totta, BPI e Novo Banco.
Relatos de que os bancos estariam a utilizar a linha de crédito COVID para reduzir crédito malparado de clientes são “absolutamente inaceitáveis”, refere presidente do BCP.