Número de empresas criadas aumenta em junho
A economia começa a dar sinais de estar a querer retomar a normalidade. E o aumento do número de empresas criadas poderá ser uma consequência positiva desse mesmo facto.
Segundo números publicados pelo Barómetro da Informa D&B, em junho foram criadas 2581 empresas (-20,8% comparando com o período homólogo). Número mais satisfatório, pois significa mais do dobro de novas empresa que em abril (1193 empresas, -70,4% comparando com o período homólogo).
O presente barómetro também revela que os números de encerramento diminuíram no mês junho, mas são dados pouco significativos, pois é um processo longo e que pode não traduzir a realidade imediata.
Relativamente aos sectores de actividade, aquele que tem mais “nascimentos” no mês de junho é nos Serviços Empresariais (402) seguido de Retalho e Serviços Gerais (366 e 358, respectivamente).
No caso dos encerramentos, face a 2019, o setor dos transportes foi o que apresentou um maior crescimento, 63,9% face ao mesmo período homólogo.
Após a queda acentuada em março e abril, sobretudo durante o período do estado de emergência, é visível a recuperação desde maio, o que significam óptimas notícias para o país e para a sua economia.
Fonte: Informa D&B, Barómetro Tecido Empresarial, (https://barometro.informadb.pt/barometro-tecido-empresarial/tendencias)