Apoio à Internacionalização – PT2030
Apoio à Internacionalização | ABERTURA DE AVISO BREVEMENTE
Objetivo
Reforçar a capacitação empresarial através do desenvolvimento dos processos de qualificação para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.
Incentivo:
Incentivo não reembolsável: Taxa de 45% (limite máximo incentivo: 500.000€)
Entidades Beneficiárias:
São beneficiários as PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
Não são elegíveis projetos com as seguintes atividades, de acordo com a CAE: Financeiras e de seguros (Secção K: 64+65+66); Defesa (8422) e Lotarias e outros jogos de aposta (92).
Despesas Elegíveis:
Viagens de prospeção (Prospeção e Captação de novos clientes; Missões de importadores; Ações de promoção realizadas em mercados externos, entre outros);
Participação em feiras e exposições no exterior (Custos com inscrição na feira, custos com aluguer de espaço e serviços associados – eletricidade, limpeza, água, concepção, construção, montagem e transporte do stand; deslocação e alojamento dos representantes das empresas, entre outros);
Custos com a implementação de certificações específicas para os mercados externos:
–ISO 9001, 14001; Marcação CE, FSC e outras essenciais para entrada em mercado alvo;
–Aquisições para aplicação de novos métodos organizacionais: Hardware e Software* associados ao desenvolvimento do projeto; *CRM; Biblioteca BIM, entre outros.
Custos com contratação de um máximo de 2 novos quadros técnicos com nível de qualificação igual ou superior a VI com competências especifícas na área da internacionalização;
Material Promocional:
–Catálogos, Brochuras, Flyers, vídeos promocionais, entre outros;
–Desenvolvimento e promoção internacional de marcas (custos de conceção e registo associado à criação de marcas/coleções, entre outros).
Ferramentas web (Canais Digitais):
— Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
— User-Centered Design – UX;
— Desenho, implementação, otimização de plataformas de E-Commerce e Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management;
— Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
— Search Engine Advertising – SEO e Search Engine Optimization – SEA;
— Social Media Marketing;
— Content Marketing;
— Display Advertising;
— Mobile Marketing;
— Web Analytics.
Critérios de Elegibilidade:
Beneficiário:
Possuir a situação regularizada face à administração fiscal e segurança social;
Não ter salários em atraso;
Ter a situação regularizada em matéria de licenciamento industrial;
Não ser considerada empresa em dificuldade;
Assegurar um rácio de autonomia financeira ≥ 15%.
Projeto:
Data de candidatura anterior à data de início dos trabalhos;
Investimento sustentado por uma análise estratégica, de risco da empresa e do projeto;
Adequado financiamento do projeto com capitais próprios – pelo menos 20% da despesa elegível, aplicável a PME com menos de 1 ano de atividade;
Duração máxima de execução de 24 meses.
Toda a informação acima mensionada carece de confirmação com a publicação dos avisos e dos regulamentos do respetivo apoio à internacionalização