Abertas as candidaturas aos empréstimos para as rendas
A partir de hoje, dia 15, se é inquilino ou senhorio pode submeter a sua candidatura para pedir um empréstimo ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), para suportar o pagamento das rendas ou para cobrir a falta das mesmas. Para que tenha direito a este empréstimo é necessário que haja uma perda de rendimentos superior a 20%. Relativamente aos senhorios, o direito ao empréstimo acontece quando existe uma redução/perda do salário ou quando os inquilinos tenham suspendido o pagamento das rendas durante o estado de emergência.
Esta ajuda é feita na totalidade do valor da renda mensal para os senhorios e apenas uma parte da renda, no caso dos inquilinos. A estes montantes de ajuda não serão aplicados juros nem comissões associadas, a não ser o pagamento do imposto de selo
Todo o processo é feito através de uma plataforma própria criada para o efeito, preenchendo um formulário de candidatura. A resposta será comunicada aos candidatos através de email, até oito dias, a partir do momento em que todos os elementos informativos e documentais sejam entregues.
O reembolso dos empréstimos começa a contar um mês após terminar o estado de emergência.