fbpx
Você está na pagina » Plano para fase de transição – Lay-off simplificado poderá manter-se

Plano para fase de transição – Lay-off simplificado poderá manter-se


Esta terça-feira, dia 21, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital adiantou que nas medidas lançadas durante a fase da retoma da actividade económica no país, poderá estar o lay-off simplificado. O Governo poderá permitir às empresas que mantenham alguns trabalhadores em lay-off durante o tempo de retoma da sua actividade.

Outra opção em cima da mesa, é o levantamento do lay-off simplificado para um conjunto de trabalhadores e voltar depois a aplicá-lo dependendo nas necessidades dos empregadores, “Isso é o desenho das medidas que estamos a tentar fazer agora para esta fase de transição e estamos obviamente muito disponíveis para isso”, afirmou o ministro.

Relembramos que o lay-off é uma medida mensal, podendo ser renovado até 3 meses, mas o Governo já admitiu prolongar essa renovação até Setembro, se assim a evolução económica o exigir. Esta medida de lay-off custa o Estado mais de 1100 milhões de euros mensalmente, pois durante este período os trabalhadores têm direito a pelo menos dois terços do salário, 70% pagos pela Segurança Social e 30% pago pelo empregador.

Gescriar
Gescriar GESCRIAR Contabilidade e Projetos Grupo Gescriar