fbpx
Você está na pagina » Apoio à Produção Nacional – Candidaturas abertas brevemente

Apoio à Produção Nacional – Candidaturas abertas brevemente


Programa de Apoio à Produção Nacional

Destinatários: Micro e Pequenas empresas na área do turismo e da indústria

Apoio: 50% a fundo perdido, com uma majoração para o interior do país (apoio de 60% a fundo perdido).

Despesas Elegíveis

  • Investimentos em máquinas;
  • Equipamentos;
  • Investimentos em digitalização
  • Outros pequenos investimentos

Nota: Apoio sem obrigação de criação de postos de trabalho


Estamos atentos a todas as novidades relativas a este apoio, nomeadamente à abertura de candidaturas.

Reiteramos a disponibilidade para qualquer esclarecimento adicional

ELABORAMOS A SUA CANDIDATURA

Contacte-nos!


A ministra da Coesão Territorial anunciou esta quarta-feira que vai ser lançado este mês o Programa de Apoio à Produção Nacional, com uma dotação de 100 milhões de euros, para cofinanciar projetos de micro e pequenas empresas.

Resultado da reprogramação dos fundos da União Europeia, o Programa de Apoio à Produção Nacional vai apoiar pequenos projetos de investimento de micro e pequenas empresas “na área do turismo e da indústria”, com uma taxa média de cofinanciamento de 50% a fundo perdido e com uma majoração para o interior do país (apoio de 60% a fundo perdido).

“Temos de aumentar a produção nacional, apoiar a indústria nacional, porque temos capacidade instalada e trabalhadores qualificados”, sublinhou a ministra Ana Abrunhosa, numa audição na Assembleia da República, na comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito da apreciação, na especialidade, da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021.

investimento global alavancado pelo programa pode ir “até 200 milhões de euros”, perspetivou Ana Abrunhosa, considerando que os fundos geram sempre investimento adicional, inclusive pela contrapartida que implicam.

“Estamos, simultaneamente, a trabalhar com a banca na questão de a própria banca ser parceira na contrapartida nacional e que ofereça soluções atrativas”, indicou.

Sobre o tipo de projetos que podem ser cofinanciados pelo Programa, a ministra explicou que a ideia é “apoiar a digitalização das empresas, apoiar a pequena compra daquela máquina que já está envelhecida, são pequenos projetos de investimento“.

Ao contrário do que acontecia no passado, o cofinanciamento dos projetos pode ser atribuído sem que as empresas tenham a obrigação de contratar trabalhadores.

“A ideia é para todo o país, majorando o interior, sem a obrigação de criar postos de trabalho, porque nesta altura não estamos em condições de obrigar as empresas a criar postos de trabalho”, reforçou Ana Abrunhosa, assumindo o compromisso do Governo de colocar todos os instrumentos ao dispor para apoiar as empresas na manutenção dos postos de trabalho.

Fonte: https://www.portugal2020.pt/content/novo-programa-de-apoio-producao-nacional-para-micro-e-pequenas-empresas
Gescriar
Gescriar GESCRIAR Contabilidade e Projetos Grupo Gescriar