fbpx
Você está na pagina » Medidas do orçamento de Estado para 2020 atingem as empresas portuguesas

Medidas do orçamento de Estado para 2020 atingem as empresas portuguesas


As empresas portuguesas vão ser afectadas pelas medidas do orçamento de Estado para 2020, desde a redução das taxas de IRC, dedução de 100% do IIVA de veículos eléctricos, à criação de benefícios fiscais às exportações. As principais alterações propostas por este orçamento são:

  1. Aumento de 20% do limite de lucros reinvestidos para dedução de IRC, passando do atuais 10 milhões para 12 milhões, para PME´s
  2. Redução da Taxa de IRC nos primeiros 25 mil euros de lucros, para PME´s.
  3. Taxa de 10% para aquisição de veículos inferiores a 27.500 euros, que até aqui se aplicava a veículos com custo não superior a 25 mil euros.
  4. Dedução total, no IRC, do IVA pago com a aquisição de veículos eléctricos.
  5. Criação de novos benefícios fiscais com vista a incentivar as exportações por parte das empresas portuguesas.
  6. Maior controlos aos contribuintes que recebem subsídios públicos. Para subsídios superiores a 3 mil euros passa a ser obrigatório a apresentação de uma declaração comprovativa da situação actual à Segurança Social.
  7. Subida para 25% do imposto especial de jogos online, aplicado nos jogos de fortuna e azar. Anteriormente este imposto era de 15%.
  8. Pagamento de contribuição extraordinária, de 1,5% a 4%, para os fornecedores do Serviço Nacional de Saúde.
  9. Possibilidade de liquidação das dívidas em prestações para empregadores a quem foi aplicada a taxa de rotatividade (por recurso excessivo a contratos a prazo)
Gescriar
Gescriar GESCRIAR Contabilidade e Projetos Grupo Gescriar