Apoios a todos os agricultores afetados pelos fogos
O Ministério da Agricultura (MA) deverá apoiar os agricultores que têm vindo a sofrer prejuízos na sequência de incêndios ocorridos no país, e não apenas os resultantes dos incêndios de junho que afetaram o centro do país.
A informação difundida em comunicado explica que os serviços estão no terreno, a proceder ao levantamento de eventuais prejuízos nas explorações agrícolas situadas em freguesias onde os danos ao potencial produtivo ultrapassem os 30%.
Os apoios destinam-se a compensar perdas no potencial produtivo em maquinaria, equipamentos, instalações agrícolas, animais e culturas permanentes, como a vinha, olivais ou pomares e correspondem a 50% do valor elegível, que será a fundo perdido.
As candidaturas irão ser apresentadas através do Portal PDR 2020 , a ligação ao Programa de desenvolvimento Rural do Continente.
Quanto aos grandes incêndios da região centro, foram declarados a 25 de julho como catástrofe natural, o que permite às freguesias afetadas aceder a dez milhões de euros em apoios do PDR 2020.
As candidatutas decorrem até 8 de setembro e são apresentadas através do formulário disponível no Portal do Portugal 2020, em www.portugal2020.pt ou do PDR 2020, em www.pdr-2020.pt